

Talvez você não saiba, mas há produtos melhores e mais puros do que os que normalmente são encontrados no mercado como "areias" para caixa sanitária.
Leia abaixo os breves resumos dos estudos científicos nos quais nos baseamos e se desejar, leia também os estudos completos, nos links em cada descrição.

Argilas e cinesita
Seja de bentonita sódica ou cálcica, os estudos científicos demonstram que ela é reconhecidamente causadora de pneumonicose, intoxicação, problemas renais e hepáticos.
Normalmente essas "areias" formam lamas na caixa sanitária e os grãos são escuros, ocultando a existencia de eventuais impurezas.
Os torrões quebram com facilidade e contaminam a "areia" restante, o que acaba obrigando o tutor a trocar muitas vezes toda a "areia" da caixa sanitária.
Geralmente são bem baratas.
Algumas chegam a colar no fundo da caixa sanitária.
(veja referências científicas clicando aqui)

Sílicas gel
Muitos tutores optam pela sílica gel, por ser um granulado maior, estéticamente interessante e porque pensam que absorve mais o odor.
Não é exatamente um fato.
A sílica na forma gel absorve umidade e líquidos. Quando repleta por tê-los absorvido ela mesma exala o odor do que absorveu, se for xixi, exalará o odor do xixi.
Os estudos científicos demonstram que a silica é causadora, de uma doença incurável chamada silicose, que atrofia os pulmões.
Como ela não pode ser lavada, por razões óbvias, qualquer resíduo de produtos químicos e dos ácidos que estiverem nas superfícies das "bolinhas" estarão em contato com seu gatinho, porque ele inala, lambe e engole os resíduos industriais da produção da sílica gel.

Pedrinhas branquinhas
(Dolomita ou diatomita)
Você consegue respirar perto de um lugar cheio de pó de pedras?
Não!
Porque seu gatinho tem que suportar isso?
A Dolomita é Carbonato de Cálcio.
A Diatomita é composta por alumínio e silício.
Essas "pedrinhas" soltam pós inorgânicos, que podem ser inaladas e/ou ingeridas pelo gatinho quando ele está na caixa sanitária e quando lambe as patinhas.
Qualquer pó mineral, pode se acumular nos pumões, causando doenças respiratórias, inclusive DPOC (Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica) inclusive com a possibilidade de causar problemas renais.
Além disso, pisar em pedrinhas duras é muito ruim para as patinhas dos gatinhos.
Faça um comparativo tirando os seus sapatos e caminhando sobre essas pedrinhas de construção. A sensação é a mesma.
Você prefere caminhar sobre uma superfície macia e arenosa ou sobre as pedrinhas de construção?

Milho, fubá, sabugo moído e farinha de trigo
Talvez você não saiba, mas todo derivado de milho vem com dois fungos, que produzem uma toxina chamada "AFLATOXINA".
A AFLATOXICOSE é letal e a maior parte dos médicos não conhece essa doença.
Portanto, sugerimos muito cuidado.
Além disso, o pó fino do fubá, vai se acumulando e pode causar problemas no sistema respiratório do gatinho, inclusive DPOC (Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica).
O fubá, além de ser um pó fino é rico em amido.
Amido é um polissacarídeo, ou seja, um açucar.
O contato constante do gatinho com fubá, mesmo em pequena quantidade pode causar inicialmente a intolerância à insulina, resultado em um quadro de diabetes melitus.
Não coloque fubá, quirera (ou quirela) ou sabugo moído na caixa sanitária do gatinho.

Bicarbonato de sódio
Bicarbonato de sódio é sal.
Quantas vezes você já ouviu que sal aumenta a pressão arterial e que causa hipertensão?
Muitas, não é?
Gatos sofrem de hipertensão assim como os humanos e a maioria das vezes é causada por seus donos, que colocam bicarbonato de sódio na "areia", para "diminuir o cheiro".
Bicarbonato na caixa sanitária para diminuir cheiro é crendice popular e é uma irresponsabilidade sem tamanho.
Seu gatinho pisa na areia e depois lambe as patinhas para limpá-las, com isso ele está ingerindo bicarbonato de sódio e se tornará hipertenso (se já não for).
A hipertensão conduzirá seu gatinho a ter problemas renais ou até mesmo um AVC.
Na próxima visita ao veterinário, peça ao médico que meça a pressão arterial de seu gatinho (mas leve em um especialista em felinos)
Esperamos que esteja tudo bem, mas se você usa bicarbonato, mesmo que seja em pequena quantidade, talvez você se assuste.
Faça o seu comparativo: salpique um pouco de sal em um prato ou sobre a mesa. Apenas um pouco. Em seguida, passe sua mão no prato ou na mesa onde jogou sal e depois tente lamber.
É o que os gatinhos ingerem.

Areias, quartzo e outros restolhos
Areia de construção, pó de quartzo, pó de pedras ou seja lá o nome que for dado, são produtos de mineração, ensacados e colocados para venda.
Assim como as diatomitas, são pós minerais finos, que podem ser inalados e/ou ingeridos pelos gatinhos.
É como se você comesse sobre uma pedra sem lavá-la.
Perceberia um monte de " areinhas", não é?
Isso é o que o seu gatinho inala e ingere.

Papel e jornal
Você concorda que papel não pode ser lavado, pois se desfaz?
Restos de qualquer papel podem ser picados e fácilmente diluídos para posterior reciclagem.
Esta seria a melhor forma de reutilizar o papel.
Mas, muitas empresas pegam o papel de qualquer jeito, com tintas de impressão, com resíduos de tintas à base de chumbo das folhas de jornal, simplesmente picam e aglutinam, formando aqueles pelets para roedores pisarem.
O problema não está no papel em si, mas sim nas tintas e produtos químicos utilizados para aglutinar e formar os pelets, nem como na higiene do processo.
Há possibilidade de encontrarmos fungos, tintas à base de chumbo, restos dos ácidos utilizados para dar uma "lavadinha" no papel e sabe-se lá o que mais.
Não dá pra dizer tudo o que tem, mas estudos já mostraram que papéis impregnados com urina de ratos são transmissores da leptospirose.

Perfumes e conservantes
Primeiro que não existe "aroma natural" para a indústria, tudo é químico ou extraído com algum produto químico.
Segundo, que um granulado de qualidade não deve usar conservantes.
Terceiro que seu gato sente 14 vezes mais odores do que você, portanto o que pode ser muito gostoso para o seu nariz, pra ele é irritante e pode ser tóxico.
Quer ver seu gato doente?
Coloque ele em um ambiente com odores diversos. O stress dele aumenta, o sistema imunológico vai lá pra baixo e as doenças oportunistas vêm com tudo.
Para os felinos, todo cuidado é pouco. Odores são importantíssimos para eles, da mesma forma que são para nós.

Madeira
A madeira em si não oferece riscos aos animais. É, inclusive, natural que felinos arranhem madeira de árvores e de galhos, como forma de desestressar e ao mesmo tempo de renovar suas garrinhas.
Até aí, nenhum problema.
Mas, é muito importante saber de onde veio essa madeira e como ela foi estocada antes de seu gatinho ter contato com ela.
De um modo geral, particularmente os restos de madeira, serragem, maravalha, seja o nome que receberem, são exatamente o que os define, são "restos", classificados como resíduos.
Assim sendo, pode ocorrer de serem estocados sem o devido cuidado, muitas vezes no chão, por dias e, quem sabe, em locais nada protegidos.
Quem gosta muito disso são os ratinhos, que fazem seus xixizinhos nos montes de serragem e...se estiverem contaminados, podem transmitir a leptospirose.
Outra questão, de interesse público inclusive, é a grande quantidade de pessoas que pegam serragem de qualquer lugar, não tratam esses produtos e os usam como substratos para caixa sanitária.
Inocentemente essas pessoas podem estar disseminando outra zoonose que é a esporotricose.
Essa é ainda mais grave, porque o fungo se "esconde" em restos de materiais orgânicos, como galhos, cascas de árvores, espinhos e no solo em si e pode sobreviver ali por mais de um mês, podendo sobreviver por mais de seis meses dentro de organismos adequados, como um animalzinho morto no quintal.
O que inclusive contamina o solo.
É muito importante você saber o que é e de onde vem "a areia" que você coloca na caixa sanitária de seu gatinho.
(veja referências científicas clicando aqui)






.png)
.png)





